×

Menu

Home Industria 4.0 Automação e Retrofiting Adequação de Segurança Análise Termográfica Climatização Manutenção Industrial PMOC Serviços Elétricos Serviços Mecânicos Sobre nós Fale com um especialista

Adequação de Segurança (NR10/NR12)

Indústrias que ainda possuem maquinários irregulares podem adequar todo o seu parque operacional às normas regulamentadoras. Para tanto, basta contar com o suporte da Eng Hive, que ficará responsável pela “arquitetura” e implementação dos novos projetos de máquinas e sistemas.

Entre as normas mais significativas estão a NR10 e a NR12: a primeira se ocupa das diretrizes para instalações elétricas em suas etapas de projeto, engenharia, montagem, operação e manutenção; enquanto a segunda define os procedimentos indispensáveis aos ambientes que comportam máquinas, equipamentos, operações e dispositivos de partida e parada.

NR10 na automação industrial

É pertinente ressaltar que, para garantir um projeto elétrico industrial completamente fiel aos princípios da NR10, é essencial contar com máquinas “inteligentes”, que conseguem antecipar riscos e prevenir acidentes de forma autônoma. Ao trabalhar com maquinários e sistemas automatizados, é possível proteger profissionais de situações perigosas como choques ou incêndios, além de prevenir danos elétricos em equipamentos.

NR12 na automação industrial

Outro ponto relevante da NR12 é que ela estimula a adesão de tecnologias mais avançadas de monitoramento, que funcionam a partir de sistemas automatizados de sensores e redes de comunicação industrial. O resultado são autênticas “fábricas inteligentes”, que aumentam não só a segurança das equipes humanas, mas também sua produtividade.

Adequando máquinas à NR10 e NR12

Para que um espaço seja seguro, sustentável e funcional, é essencial que a equipe de instalações elétricas entenda que cada ambiente pede um tipo de serviço. Isso elimina problemas, reduz os custos e contribui com um sistema que funcione em sua capacidade máxima.

  1. A primeira etapa dessa adequação constitui-se de apreciações de riscos, isto é, um estudo completo dos perigos da máquina. As insalubridades encontradas serão “catalogadas”, de modo a criar uma lista de alterações prioritárias.
  2. Após conhecer e compreender todos os riscos, é chegada a hora de desenhar o esquema elétrico, como também os projetos mecânico, hidráulico, pneumático e de monitoramento, arquitetando assim todos os aspectos de segurança necessários à máquina. Posteriormente, inicia-se a fabricação e implementação dos novos dispositivos, painéis, circuitos e demais itens de adequação e proteção.
  3. Depois de passar por essa reestruturação, a máquina deverá novamente passar por avaliação (laudos técnicos) conforme os critérios das normas regulamentadoras que exigem, basicamente, manuais, escopos e desenhos com conteúdo sucinto. Por fim, as novas soluções da máquina e seus documentos passarão por validação, que garantirá sua implementação definitiva.

    É importante destacar que, após validada, a máquina deverá ter uma “rotina” de manutenções agendadas, elaboradas pela Eng Hive em parceria com o cliente, visando garantir sua proteção e segurança conforme as normas regulamentadoras.

    Nossos engenheiros têm toda a técnica e preparo para ajudar as indústrias a garantirem a segurança dos trabalhadores, o bom funcionamento das instalações e, ainda, evitar multas e outros gastos.

Segmentos de atuação

Hospitais
Indústrias
Construção
Energia
Alimentos